quarta-feira, 31 de março de 2010

Por que é tão difícil televisionar o mundo dos otakus?


Essa questão talvez não tenha sido respondida até hoje. A verdade é que não são só os otakus. Quando a gente vê na Globo a garota mais positiva e mais boba feliz de Malhação ser chamada de emo a credibilidade da emissora vai decaindo. Se a cada matéria em eventos de anime é para mostrar o quão bizarras são as pessoas que vão neles é claro que vai ter quem vai se desagradar. Agora uma novela sobre um mundo que eles nunca entenderam não poderia causar outra coisa além de rejeição de alguns otakus.
No twitter começou um movimento #OtakusContraAGlobo que não é novo em certas redes sociais como o orkut. A revolta foi causada pela nova novela de Walcyr Carrasco que nem começou a ser escrita ainda sobre o mundo dos otakus. Ele foi até o Japão fazer pesquisa para escrever sobre essa nova história.
Acredito que mostrar esse mundo nas televisões de todo Brasil sem cometer erros ou exageros é impossível. Da minha experiência de vida. Ninguém é só otaku e sim também otaku. são muitos grupos ligados em um só. Em um evento você vê emos, cosplayers, pessoas que jogam card games, outrass video game, outras RPG, umas preferem não ir muito aos eventos outras vão em todos ... Como descrever algo tão grande? Na minha opinião ir ao Japão não resolve tanta coisa. Os personagens estão aqui no Brasil. Personagens que sonham em ir para o Japão mas a maioria nunca esteve lá. A realidade está aqui. Viajar para o outro lado do mundo é pedir para cometer o erro muito comum de confundir o significado de otaku no Japão e aqui no Brasil. Confundir o que é ser maníaco em qualquer coisa e simplesmente gostar de anime e mangá.
Agora que já começou talvez o melhor seja nos fazer entender. Entender que ao mesmo tempo que tem aqueles que tem aqueles que compram todos os mangás e os DVDs originais tem aqueles que gastam tudo comprando os mangás favoritos e que pegam mesmo é ônibus para os eventos. Estamos no Brasil isso não pode ser esquecido.

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai Julia!!

Unknown disse...

Sério mesmo q vai ter uma novela disso?? Vai ser estranho @_@ mto temático

BlackStones disse...

Você disse tudo. Parabéns pelo blog !*__*

Molly Mokona disse...

Concordo...Otaku do Brasil é uma coisa..do Japão é outra...como vc disse otaku aqui não é só otaku é também otaku..tem até otaku funkeiro..coisa que eu nunca pensei em encontrar*mas pensando bem faz sentido*Se ele queria fazer a novela vai em um evento daqui po!!!

Vanemayon-chan disse...

Sim,Jujuba!
Concordo plenamente u.ú .
Nem sabia que estavam pensando em fazer uma novela sobre o mundo otaku...isso não me passa uma sensação agradável.

De qualquer maneira,se essa novela chegar ao ar (o que já é difícil) ela vai abrir muitas portas e janelas de discussão.Mesmo que mt coisa ruim e deturpada venha disso,por outro lado, as pessoas vão refletir sobre o assunto trazendo assim algo que traga algum benefício para todos (especialmente os otakus daqui).