quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cidadania e Vacinas

Oláá,

hoje vou aproveitar o espaço do Kokoro para passar uma mensagem de cidadania, mais especificamente sobre vacinação.
Este ano, eu procurei me informar melhor sobre quais vacinas eu deveria tomar além das que eu tomei na infância, mas tudo isso começou quando a Marina tomou vacina anti-tetânica ano passado e me disse que eu deveria tomá-la também, sendo que eu enrolei e me esqueci de resolver o assunto.Em todo caso, ela plantou uma 'sementinha' de conscientização em mim sobre a vacinação que deveríamos ter em dia e agora eu já tomei quase todas as vacinas que são recomendadas (para alguem da minha idade -19 anos T_T -).

Na clínica de vacinação que tomei a vacina contra o HPV (papilomavírus humano) peguei um calendário de vacinação do adulto -pois é!conformem-se já somos consideradas adultas- e vou listar abaixo:

- dT (dupla adulto) Difteria e Tétano
1 dose a cada 10 anos
- MMR (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
para adultos não vacinados e sem registro da doença
2 doses com intervalo mínimo de 1 mês ou DOSE ÚNICA-meu caso- informações no posto de saúde
- Varicela
para adultos não vacinados e sem registro da doença
2 doses, intervalo mínimo entre as doses de 1 mês
- Hepatite B
3 doeses, 2ª e 3ª doses administradas 1 e 6 meses de intervalo da 1ª dose
- Hepatite A
2 doses, 6 meses de intervalo
- HPV vírus do Papiloma Humano
3 doses, 2ª e 3ª doses administradas 2 e 6 meses após a 1ª dose
- Gripe (não é imprescindível, só mais para idosos)
1 dose anual
- Pneumocócica 23-valente
para pessoas com condições especiais ou a partir dos 65 anos
1 dose única e 1 dose de reforço 5 anos após (só pessoas com condições especiais)
- Hamemophilus b
somente pessoas com condições especiais
1 dose única
- Febre amarela
1 dose única com reforço, só para pessoas com condições especiais (viagem a lugar de risco)

As vacinas que tomei foram contra a Hepatite B, MMR (Tríplice viral), HPV e dT. A única que não foi através da rede pública -postos de saúde (SUS)- foi a do HPV.

Nos postos de saúde há um quadro de vacinação de todas as etapas da vida das vacinas que são disponibilizadas pela rede pública, porém existem determinadas restrições quanto a algumas, então, é bom se informar diretamente no posto de saúde.

Algumas observações sobre as vacinas:
- a vacina atual contra o tétano protege não somente contra o tétano, mas também contra a difteria ( responsável por * ) e as doses são de 10 em 10 anos, SENDO QUE, para quem nunca tomou (ou faz mt mais de dez anos a última dose) ela é dada em 3 doses cada uma de 2 em 2 meses - o que foi meu caso-
*Paralisias dos nervos e rins, lesões e/ou insuficiência cardíacas e neuropatia periférica devido à ação das toxinas, além de sufocamento devido à obstrução dos canais respiratórios, causada pela membrana, são manifestações que podem ocorrer em situações mais graves, com condições de levar o indivíduo a óbito (cerca de 20% dos casos). Feridas cutâneas podem surgir.
Mais informações http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:x4QkIh4VquUJ:www.brasilescola.com/doencas/difteria.htm+difteria&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br ;

-algumas vacinas só estão disponíveis na rede pública para determinados grupos, para saber se você está nele o melhor é se informar em um posto de saúde. Um exemplo é o caso da vacina contra a Hepatite B que só é destinado gratuitamente a crianças e adolesctentes de até 19 anos e profissionais de saúde que trabalham com o risco de contrair infecção. Porém se você começa o tratamento (3 doses) até a idade limite, você pode terminá-lo na rede pública mesmo sem ter que pagar pelas demais doses numa clínica particular! (foi o meu caso);

-sobre o HPV: essa doença é o principal causador de câncer de colo de útero e também está ligado a tumores de pênis, ânus, boca e garganta.
A vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira para prevenção do câncer do colo do útero, lesões pré-cancerígena e verrugas genitais caudados pelo vírus.
No Brasil, até o momento, só clínicas particulares que disponibilizam de vacinas, mas é provável que num futuro breve já haja campanha. Essas vacinas são muito caras, e na clínica de vacinação que eu fiz cada dose custou R$360,00 com o cupom de desconto (só para terem uma ideia);

-quanto ao que se refere a pessoas com condições especias vai variar de vacina para vacina e o melhor é se informar no posto de saúde. Em geral tais condições especiais referem-se a quem vai viajar para locais de risco ou para quem lida com esse risco no trabalho.

"Você que é responsável por sua vida procure se informar". Dexei apenas algumas dicas, o resto depende de vocês. E para quem tem 'medo', pense no que seria pior: as conseqüências de não tomar as vacinas ou a dor leve e passageira de cada dose? Coragem ^^!

PS: não se esqueçam de levar suas carteiras de vacinação (aquelas de criança mesmo)! Para quem perdeu ou não acha a sua, peçam para fazer uma carteira nova, mas lembrem-se de perguntar aos pais quais foram as vacinas que vocês já tomaram, em caso de perguntar.

2 comentários:

Molly Mokona disse...

eu achu q ja tomei tudu pq quando eu fui renovar a carteira so faltava uma d tetano...mas eu aind naum tomei hpv pq e paga e naum tem em posto d vacinacao e e caaarrraaaaa

Vanemayon-chan disse...

so true XP